Back

Saúde dos cabelos

Saúde dos cabelos

Cuidados com higiene, com o uso de determinados produtos e até com a alimentação ajudam a manter os fios saudáveis. Confira nossas dicas

Saúde dos cabelos

10 December 2018

 

Não há tratamento ou produto milagroso que garanta cabelos bonitos e saudáveis se a atenção com os fios não começar pelos cuidados diários. A saúde dos cabelos está relacionada a bons hábitos de higiene, atenção no uso de produtos ou procedimentos capilares e a um estilo de vida saudável – com menos estresse e com alimentação equilibrada.

 

 

Alimentação Saudável

Alguns nutrientes são importantes para o fortalecimento dos cabelos, portanto, apostar em uma dieta rica e diversificada pode ajudar a preservar a saúde capilar.

Alimentos proteicos, como peixes, ovos, carnes e leguminosas, por exemplo, favorecem a produção natural de queratina, proteína encontrada nos cabelos. O ferro também é um mineral importante para a saúde do couro cabeludo, e está presente em carnes, feijão e espinafre, por exemplo. A vitamina A, presente na cenoura e no tomate, ajuda a combater a oleosidade, e alimentos com vitamina C, como frutas cítricas, também são aliados na saúde dos fios.

 

Higiene

A lavagem regular é a base da manutenção dos cabelos. Não existe uma regra sobre a frequência para lavar os fios, por causa dos diferentes tipos de cabelos. Pessoas com cabelos mais oleosos acabam tendo que lavar os fios com mais frequência do que aquelas que têm cabelos secos. É importante também dar atenção ao couro cabeludo no momento da higienização, que sofre acúmulo de sujeira e gorduras.

Atenção no inverno: tomar banho com água muito quente pode ressecar o cabelo, o que estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo.

Atenção no verão: indica-se que os cabelos sejam lavados após banhos de piscina ou de mar, para evitar danos causados pela exposição ao cloro ou à água do mar. Hidratantes e protetores solares ajudam a evitar impactos mais profundos e chapéus e bonés também protegem o couro cabeludo do sol.

 

Produtos e procedimentos adequados

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de produtos adequados para cada tipo de cabelo e atenção aos componentes desses produtos, para evitar alergias ou outras reações. Procedimentos como alisamentos pedem cuidados, principalmente para o uso de produtos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Hábitos saudáveis

Estudos relacionam o tabagismo com a queda de cabelo, uma vez que o hábito de fumar enfraquece os fios e pode desencadear a calvície, principalmente se houver predisposição genética. O estresse também pode ser um fator de risco para a perda de cabelo. De maneira geral, levar um estilo de vida saudável (prática de atividade física, sono adequado, controle do estresse e da ansiedade e alimentação nutritiva) ajuda a amenizar problemas com os fios.

 

 

 


Texto: Thaís Guimarães de Lima / Design: Alex Mendes

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia, Conselho Federal de Nutricionistas, Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, Hospital-Sírio Libanês e Mayo Clinic

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Average (8 Votes)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em