Back

Ano novo, saúde renovada

Ano novo, saúde renovada

Que tal aproveitar a virada de ano para adotar novos hábitos? Reunimos sugestões que podem melhorar sua qualidade de vida em 2019 e que não precisam ficar só na promessa

Ano novo, saúde renovada

28 December 2018

Muita gente considera a virada de ano um estímulo para dar início a um novo projeto ou retomar coisas que ficaram para trás no último ano. Então, que tal aproveitar esse momento de renovação e propor a si mesmo uma vida mais saudável?

Temos algumas sugestões de mudanças positivas que podem se tornar hábito em 2019 e dicas do que fazer para que elas não fiquem só na promessa.

 

Melhore a sua alimentação

Ter uma vida saudável começa pela alimentação. Proponha-se a criar refeições mais balanceadas, que levem alimentos variados e ofereçam muitos nutrientes, aderindo a grãos integrais, peixes, legumes, proteínas e fibras, por exemplo, e evite o consumo de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcares.

 

Inicie algum esporte

Aliada à alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida em geral e prevenir doenças, além de contribuir também para uma das mais comuns promessas de Ano Novo: emagrecer. Buscar algum esporte que seja prazeroso para você e fácil de ser incluído na rotina ajuda a garantir que essa prática se torne um hábito.

 

Elimine um mau hábito

Fuma? Bebe em excesso? Tem algum outro vício, mania ou hábito prejudicial? Tente deixá-lo no passado e começar um novo ano com mais qualidade de vida. Não precisa ser radical: trabalhe um hábito de cada vez. Reconheça a causa desse mau comportamento e tente substituí-lo por um hábito positivo.

 

Durma bem

Muitas vezes, pela rotina agitada, ansiedade ou estresse, acabamos deixando de dormir o suficiente e essa falta de sono adequado pode prejudicar a saúde física e mental. Tente garantir tempo suficiente para dormir, não leve os problemas para a cama e deixe o celular e o computador de lado quando for o momento de relaxar.

 

Evite a automedicação

Medicar-se por conta própria muitas vezes gera um alívio imediato de algum sintoma, mas as consequências podem ser perigosas, principalmente se a automedicação virar rotina. O uso incorreto de medicamentos pode agravar uma doença, comprometer um tratamento ou gerar outras consequências como alergias, dependência e até a morte. Procure sempre um médico.

 

Descubra um novo hobby

Vale cozinhar, tricotar, dançar, começar uma aula de pintura ou de guitarra, por exemplo. Cultivar um novo hobby pode trazer muitos benefícios para a qualidade de vida, ajudando a relaxar, a reduzir o estresse e, dependendo da atividade, também pode repercutir no convívio social, na criatividade e na disposição física.


Texto: Thaís Guimarães de Lima / Design: Alex Mendes

Fonte: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Mayo Clinic

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Average (4 Votes)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em