Back

Mitos e verdades sobre exercícios físicos

Mitos e verdades sobre exercícios físicos

Teste seus conhecimentos neste quiz, que esclarece dúvidas comuns sobre a prática de atividade física e vai fazer você querer se exercitar mais

Mitos e verdades sobre exercícios físicos

11 January 2019

A cada dia mais pessoas se conscientizam sobre a importância da atividade física para a saúde e a qualidade de vida e aderem aos exercícios. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 150 minutos semanais sejam dedicados aos exercícios físicos leves ou moderados, o que equivale a 20 minutos por dia, ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana, ou seja, 10 minutos por dia.

Porém, a rotina atribulada e tomada por afazeres de casa e do trabalho é considerada um dos principais empecilhos para driblar o sedentarismo, que é uma das principais causas diretas das doenças cardiovasculares. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde (MS), mostrou que um a cada dois adultos não pratica o nível de atividade física recomendado pela OMS.

Mas há muitas alternativas que ajudam a integrar definitivamente os exercícios no dia a dia. Contar com os amigos para esportes coletivos ou para uma caminhada, procurar um local perto de casa quando não houver tempo para se deslocar até um parque mais distante e trocar a ida ao trabalho de carro por ir a pé são alguns exemplos. O importante é vencer o sedentarismo.

Veja alguns mitos e verdades sobre os exercícios físicos e sinta-se ainda mais motivado a se movimentar.

 


Karina Fusco | Edição: Thaís Guimarães de Lima | Design: Alex Mendes

Fonte: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, International Society for Physical Activity and Health, Universidade McMaster do Canadá e Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Average (5 Votes)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em